Iniciado por
LaraAS
Um dos temas mais polemicos da história da Espanha o segundo mais polemico depois da guerra civil ,do franquismo e do significado da colonização da America e morte dos Índios foi o do que significou a conquista Islamica e a reconquista cristã (que muitos põe entre aspas já mostrando a polemica.)
É como se a conquista islamica fosse legitima mais os seus antigos donos reconquistarem não fosse. Não me parece ter logica isso.
Argumentam que a Espanha não estava unificada quando foi conquistada por isso uma "reconquista" seria ilegitima ,mas(pero) não usam o mesmo argumento para as conquistas europeias no mundo árabe ,quer nas cruzadas quer no colonizalismo onde os estados árabes libertados não eram os mesmo que antes da colonização ,mas(pero) que mesmo assim ,são vistos como legitimas guerras de libertação nacional ,reconquistas...Isso me parece um grande auto-desprezo como ocidental.
Dizem que havia um bom relecionamente entre as "três religiões" esquecendo completamente da escravidão literal que atingia somente cristãoes e judeus de origem ,inclusive escravidão sexual e esquecendo também das guerras civis entra dinastias praticamente incessantes e quando falam que os Islamicos não faziam conversões forçadas esquecem completamente que no caso dos escravos faziam sim. É como se os escravos não fossem gente....Não contassem para localizar qual era a tolerancia do Islã.
Sem falar que arbitrariedades da justiça árabe e de prisões politicas arbitrarias ou por simples sadismo feitas pelas dinastias muito maior que no ocidente. Também era comum que TODOS os irmãos do novo rei fossem mortos por gerações seguidas coisa que não acontecia no ocidente nessa proporção.
Enfim eu não gosto da lenda dourada sobre o dominio árabe na peninsula Ibérica.