Resultados 1 al 10 de 22

Ver Modo Hilado

  1. #1
    Fecha de Ingreso
    07 ene, 07
    Ubicación
    Brasil São Paulo
    Mensajes
    84

    Predeterminado El franquismo y sus víctimas.

    Tem uma certa razão os movimentos para lembrar das vitimas do franquismo (contanto como tais especialmente as de depois da guerra civil) afinal essa vitimas foram esquecidas durante décadas.

    Pena que o movimento pela memória histórica seja um pouco sectario e não fale das vitimas feitas pela esquerda na guerra (inclusive as intra-esquerda que segundo o livro vitimas da guerra civil de Santos Juliá foram umas 10.000 e ao contrário do que se pensa a maioria delas não era poumistas ou anarquistas mortos pelos estalinistas nem socialistas mortos pelos stalinistas mais sim prietistas ,de besteiros e republicanos de centro e esquerda mortos pelos menos nas AREAS dominadas pelos anarquistas e poumistas talvéz por alguns auto-denomidos anarquistas que não eram os principais intelectuais mais sim só tinham ouvido um pouco e interpretado mal.

    Mas(pero) também não eram criminosos comuns já que raramente faziam saques (Hugh Thomas "A guerra civil espanhola" )mortos nos grandes massacres de gente de classe média feitos nessas areas ,mais uns 1000 anarquistas mortos pelos stalinistas ,1000 poumistas mortos pelos stalinistas ,500 socialistas mortos pelos stalinistas e 500 stalinistas mortos pelos poumistas e anarquistas.) Mas(pero) isso é comprensivel por décadas só as vitimas feitas pela esquerda,inclusive as intra-esquerda eram lembradas enquanto as vitimas feitas pela direita eram ignoradas.


    Me parece legitimo o trabalho de recuperar esse memória histórica e desenterrar os cadaveres das fossas comuns e coloca-los em sepulturas decentes. (se bem que eu li que alguns cadaveres de sacerdotes mortos na guerra civil também ainda não foram encontrados).Mas(pero) certamente isso deve ser mais comum em cadaveres de vitimas feitas pela direita pois a direita teve os esquerdistas prisioneiros a sua disposição para pôr qualquer metodo saber aonde eles tinham enterrado as suas vitimas.


    Um problema com o sectarismo é que torna dificil para o PP e os peperos aceitarem essa memória historica se tiram totalmente a deles e se querem igualar o apoio ao golpe e aos nacionais na guerra com a ditadura posterior.


    Pois muitos dos que apoiavam o golpe esperavam uma coisa passageira depois da qual se poderia reconstruir uma quase democrácia dirigida com só os republicanos strito senso e os de Bestero permitidos na esquerda mas(pero) pelo menos eles permitidos (e não como pobres infiltrados com pouca influência mas(pero) como partidos mesmo). Quanto a própria guerra eles poderiam pensar que a ditadura da guerra era temporaria.


    Portanto as condenações não deveriam ser nem da época do golpe e do golpe nem da guerra mas(pero) sim só começando a partir de abril de 1939 pois foi só depois daí que metade a direita se sentiu um pouco oprimida também ao ver que a ditadura continuava depois da guerra e não antes em que se empenhava sinceramente na guerra julgando que escapavam de uma ditadura de esquerda.


    Também seria útil só se referir as vitimas do franquismo como vitimas e não como lutadores pela democracia pois metade deles queria um ditadura de outro signo. E falar um pouco das vitimas feitas pela esquerda na guerra de vez em quando.


    Quem sabe se fosse regidido um documento assim ,o PP e os peperos aceitariam?


    Já o franquismo retrasou o desenvolvimento economico da Espanha em 15 anos e o nível de vida em 25 aos mas(pero) esse fato mesmo mostra que o problema antes da guerra era mais de mentalidade insaciavel de parte da esquerda e excesso de espectativa crecente do que miséria e exploração reais senão não se entenderia como com somente mais 16 anos de melhoras do nivel de vida os Espanhois ficaram tão calmos em 77....

    É preciso adimitir essa psicopatia de grande parte da esquerda da década de 30 senão fica irreal falar que o franquismo só atrasou o país porque fica parecendo que o Franquismo resolveu todos aqueles supostos problemas da década de 30 sendo uma especie de redentor. Nem a reforma agrária era tão necessária sendo que não foi feita até hoje no máximo havendo coisas com o PER...
    Última edición por Constitución 1978; 13/06/2010 a las 09:16 Razón: Better title of introdution

Permisos de Publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •  


Archivo  •  España  •  Hispanoamérica  •  Stop Yihad  •  Foros  •  Los blogs  •  Constitución Europea  •  El reloj de la malaria  •  Fórrum
Site Meter RSS  •  OPML  •  XHTML 1.1  •  CSS  •  508

© 2004-2012 liberalismo.org